Referência em Ortopedia Pediátrica, Martagão Gesteira recebe paciente com síndrome rara

fotomateriaNa manhã da última segunda-feira (11), o Hospital Martagão Gesteira recebeu um paciente muito especial. Há nove anos à procura por tratamento, Samuel Batista Santos foi atendido pelo Serviço de Ortopedia do Martagão, onde passou por exames laboratoriais, exames de imagem (radiografia e tomografia), além de consulta com pediatra. Samuel é portador de ectrodactilia, síndrome rara, caracterizada pela ausência de um ou mais seguimentos dos membros, que ocorre no 33º dia após a fecundação, e atinge cerca de 1 em cada 100 mil nativivos. Motivada por herança familiar, a descrição e abordagem em relação à síndrome, tanto na literatura médica nacional quanto na literatura internacional, ainda é muito pobre.

De acordo com a mãe de Samuel, Valmalia Alexandrina Batista Santos, o paciente já esteve em tratamento em outros serviços, mas não obteve resolução do quadro, pois na cidade onde vivem não há ortopedista especializado. No Martagão Gesteira, todo o tratamento será realizado pela equipe de ortopedia, coordenado pelo Dr. Fernando Garcia, especialista em ortopedia pediátrica. Segundo o coordenador, o tratamento será definido após exames, onde será definido se a patologia é genética ou não e, a partir daí, os pés serão reconstituídos, através de procedimento cirúrgico, que será feito em etapas.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de amputação dos membros, Dr. Fernando afirma: “Aqui no Martagão, a amputação para colocação de próteses nunca esteve no rol de indicações, pois nós sempre acreditamos no organismo da criança, além de levar em consideração o lado emocional dela”.

Leave a Reply