Martagão Gesteira inaugura sala para exibição de filmes para pacientes

Pacientes do Hospital Martagão Gesteira vão contar com mais uma forma de interação e acolhimento a partir dessa sexta-feira (31). É que a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, mantenedora da unidade hospitalar, vai inaugurar o Cine Martaguinho, um espaço voltado para amenizar o estresse e a ansiedade causados pelo hospitalização, possibilitando lazer através de uma programação cultural e lúdica.

Para a psicóloga Anne Galvão, responsável pelo Cine Martaguinho, ações voltadas para a humanização da saúde repercutem de forma positiva no tratamento das crianças e adolescentes assistidas: “As sessões de cinema servirão de instrumento de auxílio terapêutico para socialização, educação e minimização do sofrimento do processo de hospitalização pelo qual os pacientes passam. Essa iniciativa terá grande impacto na melhora do quadro clínico deles, pois percebemos a saúde não apenas como a ausência de doença, mas também como qualidade de vida e cuidado biopsicossocial”.

Para que o espaço fosse viabilizado foi necessário um investimento de cerca de R$ 47,5 mil através do patrocínio da empresa Monsanto e de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), sob gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, da Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude e da Prefeitura Muncipal do Salvador.

O projeto foi desenvolvido pelo serviço de psicologia do hospital em parceria com a equipe de enfermagem, a equipe médica, o serviço social, a nutrição e a fisioterapia e deve beneficiar, mensalmente, cerca de 240 crianças e adolescentes, entre 3 e 16 anos, e seus acompanhantes.