Pediatra orienta pais sobre cuidados com crianças e adolescente no carnaval. Roupas, alimentação e até diálogos sobre bebidas e drogas fazem parte das dicas.

Carnaval chegando, crianças e adultos contando as horas pra cair de vez na folia, mas alguns detalhes são muito importantes para curtir com tranqüilidade e paz. E para que a festa seja realmente inesquecível, a pediatra do Hospital Martagão Gesteira, Adriana Luz, alerta pais sobre alguns cuidados que devem ter com os filhos, independente da idade.

Alimentação e vestuário

Por ser uma festa de verão, é imprescindível o uso de protetor solar, bonés e roupas leves. Bem como sempre fazer a opção por alimentos saudáveis e naturais, evitando assim frituras, embutidos e industrializados. Não esquecendo a hidratação, como orienta a médica Adriana Luz. ‘É aconselhável que a cada 20 minutos eles bebam água ou suco, pois no pula-pula e no corre-corre gastam energia que precisa ser recuperada. E fiquem atentos aos sinais de maior risco de desidratação, como suor excessivo, palidez, vômitos, ou diarreia’.

Alergias e pequenos acidentes

Além dos cuidados com alimentação e vestuário, é importante lembrar aos responsáveis que durante a festa outros foliões levam brinquedos como, confete, serpentina, espuma e spray coloridos para cabelos, que podem causar pequenos acidentes (se cair no olho) ou desencadear alergias (no caso das espumas e sprays). Portanto, ficar de olho na criançada é sempre a melhor opção.

Identificação e segurança

Para crianças, Adriana explica que o cartão de identificação é, sem dúvidas, um método eficaz para evitar desespero caso se percam dos pais. ‘Antes de sair de casa, converse com eles e explique que vocês definirão um ponto de encontro para o caso de se separarem. Logo ao chegar ao local, mostre o ponto e repasse as orientações. Indique também onde ela pode encontrar ajuda policial. E evitem bebidas alcoólicas, pais. Vocês precisam estar atentos aos movimentos dos pequenos.

Drogas, sexo e álcool

Já para os adolescentes, a conversa antes de sair de casa para curtir a festa é um pouco mais longa. Além de estabelecer um horário para o retorno, os pais não devem deixar que saiam com celulares, mochilas e demais documentos além do RG. A médica orienta que pais e filhos tenham uma conversa franca sobre drogas, sexo e bebidas alcoólicas. ‘Dêem um dinheiro extra para o taxi e expliquem que não peguem carona com estranhos nem com nenhum amigo que tenha bebido. Bem como alerte-os sobre a possibilidade de alguém colocar droga em um copo que não está sendo observado, ou de ser levado para locais desertos. Aconselhe a não se afastar do grupo sob nenhuma hipótese. E relembrem sobre a importância do uso da camisinha. Ela não evita apenas uma gravidez indesejada, mas doenças como sífilis, hepatite e HIV’.