Hospital Martagão Gesteira completa 52 anos nesta sexta (17)

O Hospital Martagão Gesteira faz aniversário nesta sexta-feira (17). São 52 anos de existência, cerca de 500 mil atendimentos/ano e mais de 20 especialidades médicas para prestar assistência a crianças e adolescentes de toda a Bahia. Para Carlos Emanuel Melo, presidente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, mantenedora do Martagão, o hospital tem um papel importante para a população: “Ao longo desses 52 anos, por diversas vezes, o Martagão foi a última alternativa, a última esperança para um sem número de crianças carentes que adoecidas se viam desamparadas. Foi igualmente o conforto para muitos pais e mães que se viram auxiliados na tarefa mais nobre de um ser humano: preservar a vida dos seus descendentes”.

Idealizado pelo médico e professor Dr. Álvaro Pontes Bahia, o Martagão Gesteira nasceu com a proposta de reduzir os altos índices de mortalidade infantil através da defesa da vida das crianças carentes. A ideia dele sobre a criação de um hospital pediátrico tinha o intuito de complementar e ampliar a assistência ambulatorial que já era dada pela Liga Bahiana Contra a Mortalidade Infantil, que mais tarde passou a se chamar Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil.

Sua história começou em 1946, quando foi lançada a sua pedra fundamental. Em 31 de março 1950, começou a ser construído o tão sonhado Hospital das Crianças, cujo nome Martagão Gesteira foi dado em homenagem a um dos médicos mais importantes na história da pediatria do Brasil, grande amigo e mentor de Dr Álvaro Bahia.

Em 1964, o hospital ficou pronto, ano em que seu idealizador adoeceu, vindo a falecer meses depois, mas somente em 1965, o Hospital Martagão Gesteira foi inaugurado devidamente equipado e com a sua equipe médica formada. Em 1966, inaugurou-se a unidade de internação. Era, então, o único hospital pediátrico do norte e nordeste do Brasil.

Localizado no bairro do Tororó, o Hospital Martagão Gesteira conta com uma estrutura de 209 leitos e mais de 20 especialidades médicas com referência para tratamentos de alta complexidade, como neurocirurgia, cardiologia e oncologia. Em novembro de 2016 abriu uma nova unidade: o Hospital Dia localizado no bairro de Roma e que realiza cirurgias de pequeno e médio porte.

As maiores dificuldades hoje são financeiras acarretadas pelo subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Recentemente, em especial, preocupa a ameaça do fim da isenção previdenciária, que coloca em risco a existência da unidade filantrópica e de tantas outras no Brasil inteiro. Ainda assim, os gestores, esperançosos, fazem planos de expansão e melhorias para o futuro para que assim continuem a atender a milhares de crianças baianas.

Informações de como ajudar o Martagão podem ser obtidas através do e-mail: captacao@martagaogesteira.org.br ou do telefone: (71) 3032-3770.